Criar um instalador inicializável para o macOS

Você pode usar uma unidade flash USB ou outro volume secundário como um disco de inicialização para instalar o sistema operacional Mac. Essas etapas são principalmente para administradores de sistemas e outros usuários experientes.

  1. Você precisa de um instalador inicializável?

  2. Baixar o instalador completo do macOS

  3. Conectar e renomear uma unidade flash USB

  4. Usar o Terminal para criar o instalador inicializável

  5. Usar o instalador inicializável

Você precisa de um instalador inicializável?

Não é necessário usar um instalador inicializável para fazer upgrade do macOS ou reinstalar o macOS. No entanto, ele poderá ser útil quando esses ou outros métodos de instalação do macOS não forem bem-sucedidos ou quando você desejar instalar o macOS em vários computadores sem baixar o instalador todas as vezes.

Criação de um instalador inicializável não é o mesmo que preparar um dispositivo de armazenamento externo para uso como disco de inicialização.

Baixar o instalador completo do macOS

  1. Obtenha o instalador completo na App Store ou por meio do navegador da web usando os links para download e as instruções em Como baixar e instalar o macOS. Importante:

    • Pode ser necessário baixar um Mac compatível com o macOS que você está baixando. Se estiver baixando um macOS mais antigo, talvez seja necessário criar o instalador inicializável em um Mac mais antigo que seja compatível com ele.

    • Baixe de um Mac com a versão mais recente do OS X El Capitan ou qualquer versão posterior do macOS. Descubra qual macOS seu Mac está usando.

    • Administradores corporativos: faça o download da Apple, não de um servidor de atualização hospedado localmente.

  2. Verifique o nome do instalador depois de baixá-lo. Ele deve ser um app chamado Instalar [nome da versão], como Instalar macOS Sequoia. Se for um arquivo de imagem de disco (.dmg) ou pacote (.pkg), confira as instruções de download para saber como obter o instalador desses arquivos.

  3. Verifique a localização do instalador. Ele deve estar na pasta Aplicativos, que é a pasta que abre ao selecionar Ir > Aplicativos na barra de menus do Finder. Mova o instalador para essa pasta, se necessário.

Conectar e renomear uma unidade flash USB

  1. Conecte uma unidade flash USB ou outro volume secundário diretamente ao Mac.

  2. Verifique a capacidade de armazenamento da unidade flash. Uma unidade flash de 32 GB tem espaço de armazenamento mais do que suficiente para qualquer instalador do macOS, e 16 GB é suficiente para a maioria das versões anteriores do macOS. Se for necessário mais espaço, o Terminal informará. Quando você criar o instalador inicializável, essa unidade flash será automaticamente apagada.

  3. Altere o nome da unidade flash para MyVolume, que é o nome esperado pelos comandos do Terminal abaixo.

Usar o Terminal para criar o instalador inicializável

  1. Abra o Terminal, que fica na pasta Utilitários, dentro da pasta Aplicativos. Outra opção é usar o Spotlightnull na barra de menus para encontrá-lo e abri-lo.

  2. Dependendo do macOS que você baixou, arraste para dentro da área de rolagem de um desses comandos para selecionar o comando completo. Em seguida, copie-o e cole-o no Terminal. Pressione Return para inserir o comando.

    • Sequoia: sudo /Applications/Install\ macOS\ Sequoia.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • Sonoma: sudo /Applications/Install\ macOS\ Sonoma.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • Ventura: sudo /Applications/Install\ macOS\ Ventura.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • Monterey: sudo /Applications/Install\ macOS\ Monterey.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • Big Sur: sudo /Applications/Install\ macOS\ Big\ Sur.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • Catalina: sudo /Applications/Install\ macOS\ Catalina.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • Mojave: sudo /Applications/Install\ macOS\ Mojave.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • High Sierra: sudo /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

    • El Capitan: sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app

  3. Quando solicitado, digite sua senha de administrador e pressione Return. O Terminal não mostra nenhum caractere enquanto você digita.

    • Se você receber uma mensagem informando que o instalador não parece ser um app de instalação válido, apague o instalador, use o Utilitário de Disco para reparar o disco de inicialização e baixe o instalador novamente.

    • Se você receber uma mensagem informando que o comando não foi encontrado, certifique-se de estar usando o comando correto e de que o instalador esteja na pasta Aplicativos com o nome Instalar [nome da versão]. E se estiver criando o instalador inicializável em um Mac executando o macOS Sierra 10.12.6 ou anterior, inclua --applicationpath no comando, seguido pelo caminho correto do instalador, semelhante ao que é mostrado no final do comando para El Capitan.

  4. Quando solicitado, digite Y para confirmar que deseja apagar o volume e pressione Return. O Terminal mostra o progresso conforme o volume é apagado.

    • Se aparecer um alerta informando que o Terminal gostaria de acessar arquivos em um volume removível, clique em OK para permitir o andamento do Terminal.

    • Se o Terminal não conseguir apagar o volume, use o Utilitário de Disco para apagar o volume usando o formato Mac OS Expandido (Journaled) e, em seguida, tente novamente.

  5. Quando o Terminal informar que a mídia de instalação já está disponível, a unidade flash USB deverá ter o mesmo nome do instalador, como Instalar macOS Sequoia.

  6. Saia do Terminal, ejete a unidade flash e desconecte-a do Mac.

Este exemplo mostra a criação de um instalador inicializável para o macOS Ventura:

Como criar um instalador inicializável para o macOS Ventura no Terminal.

Usar o instalador inicializável

Siga as etapas apropriadas dependendo de você estar usando o instalador inicializável em um Mac com Apple Silicon. O Mac precisa ser conectado à Internet para que o instalador possa obter firmware e outras informações específicas para o modelo de Mac em questão. Se o macOS que você está instalando for incompatível com o Mac, a instalação poderá não ser concluída ou o Mac poderá inicializar em um círculo com uma linha atravessada.

Mac com Apple Silicon

  1. Encerre ou desligue o Mac.

  2. Conecte o instalador inicializável diretamente ao Mac.

  3. Mantenha pressionado o botão liga/desliga do Mac. Enquanto o mantém pressionado, o Mac inicializa e carrega as opções de inicialização, com os volumes inicializáveis, incluindo o instalador inicializável.

  4. Selecione o instalador inicializável e clique em Continuar.

  5. Quando o instalador do macOS abrir, siga as instruções na tela.

Outros computadores Mac

  1. Encerre ou desligue o Mac.

  2. Conecte o instalador inicializável diretamente ao Mac.

  3. Ligue o Mac e, imediatamente, pressione a tecla Option (Alt) e mantenha-a pressionada.

  4. Solte a tecla Option quando vir uma tela escura mostrando os volumes inicializáveis, incluindo o instalador inicializável.

  5. Selecione o instalador inicializável e clique na seta na tela ou pressione Return.

  6. Se você estiver usando um Mac com o chip Apple T2 Security e não conseguir inicializar usando o instalador inicializável, verifique se o Utilitário de Segurança da Inicialização está configurado para permitir a inicialização a partir de mídia externa ou removível.

  7. Selecione seu idioma, se solicitado.

  8. Selecione "Instalar o macOS" (ou "Instalar o OS X") na janela Utilitários, clique em Continuar e siga as instruções na tela.

Data da publicação: